Conheça estratégias de mídia social para conquistar mais clientes e criar um relacionamento mais eficaz com seus clientes atuais.
Se sua pequena empresa não tem presença nas mídias sociais, você pode estar perdendo benefícios significativos para sua marca. Por meio das mídias sociais, você pode conquistar novos clientes e se envolver de forma mais perspicaz com os recorrentes. A mídia social pode ser uma maneira altamente econômica e personalizada de alcançar seus clientes, fornecendo informações valiosas sobre sua marca.
Hoje já sabemos que a mídia social oferece uma enorme capacidade de segmentação e, ao mesmo tempo, o alcance e escala que todos buscam, a um custo menor do que quase todos os outros canais de marketing. isso se dá pelo fato de que as pessoas estão nas redes sociais o dia todo, todos os dias. Portanto, as marcas devem ir onde as pessoas estão.
Neste artigo vamos exploraremos as melhores tendências de uso comercial mais eficaz da mídia social, as melhores práticas para uma estratégia de marketing de mídia social eficaz, como medir o ROI – Sigla em inglês para Return on Investment (Retorno Sobre o Investimento) – da mídia social e como selecionar a melhor plataforma social para sua marca.
Como usar as redes sociais para negócios
Vamos falar de alguns dos aspectos do negócio que podem se beneficiar de uma presença na mídia social:
– Marketing
– Atendimento ao Cliente
– Vendas
– Recrutamento e contratação
– Gerenciamento de crise
1. Use as mídias sociais para marketing local.
Ao incorporar uma presença efetiva de mídia social em seu plano de marketing para pequenas empresas, você pode alcançar clientes e prospects onde eles estiverem. Aqui estão algumas dicas e práticas recomendadas para criar uma presença de sucesso nas mídias sociais para comercializar sua marca:
• Elabore uma estratégia de marketing de mídia social. A melhor maneira de garantir o sucesso nas mídias sociais é seguir um plano. Isso significa elaborar uma estratégia de marketing de mídia social que inclua cada plataforma que você planeja usar;
• Poste de forma consistente. Seus seguidores valorizam uma presença constante, então siga um cronograma de postagem consistente. Embora seja consistente, evite postar muito, o que pode ser desanimador para seus seguidores;
• Desenvolva uma voz clara. Crie uma voz e um tom consistentes em sua presença nas mídias sociais – uma que ressoe com seu público e influencie como eles veem sua marca. Ouça seu público e encontre maneiras de se relacionar com eles sem parecer que você está se esforçando demais. Mais importante ainda, não tenha medo de mostrar um pouco de personalidade. Isso ajuda a apresentar seu negócio como adaptável, amigável e relevante;
• Divirta-se com as redes sociais. Forneça maneiras divertidas de gerar mais leads e interagir com seus clientes , como realizar concursos de mídia social, vincular ao seu site ou ofertas especiais na biografia do seu perfil e hospedar vídeos ao vivo com atualizações ou notícias interessantes;
• Conheça seu público. Use suas ferramentas de análise para ver informações demográficas, comportamento do cliente e tendências de mídia social para informar seu conteúdo. Saber o que seu público quer ver de você e responder de acordo pode ajudar muito a aumentar suas taxas de engajamento;
ATENÇÃO: a mídia social pode fazer ou quebrar o sucesso de uma pequena empresa. Estude lições sobre mídias sociais de grandes marcas para garantir que você esteja dando o melhor de si.
2. Use as mídias sociais para atendimento ao cliente.
Como muitos clientes já se comunicam por meio das mídias sociais, usar a mídia social para atendimento ao cliente, hoje, é extremamente necessário. Através da comunicação de mídia social, você pode resolver os problemas dos clientes de forma rápida e eficiente, ajudando você a criar uma base de clientes fiéis.
• Responda aos problemas do cliente rapidamente. Muitas empresas abordam a mídia social como um canal de autopromoção e nem sempre respondem quando os clientes comentam suas postagens, principalmente quando são comentários negativos. De acordo com uma pesquisa da Convince & Convert, 42% dos consumidores esperam uma resposta a uma reclamação nas mídias sociais em 60 minutos, e quase um terço espera uma resposta em meia hora. Monitorar os canais de mídia social e responder prontamente às preocupações pode ajudá-lo a construir relacionamentos fortes com os clientes;
• Use hashtags estrategicamente. A maneira como as hashtags operam no algoritmo de uma plataforma de mídia social provavelmente mudará com frequência, portanto, mantenha-se atualizado sobre as recomendações de hashtag e as práticas recomendadas de suas plataformas sociais. Hashtags ajudam a manter os tópicos organizados e fáceis de navegar. Você também pode adicionar mais informações e selecionar conteúdo às suas hashtags;
• Torne as conversas públicas, privadas. Muitos clientes irritados ou frustrados deixam comentários públicos nas contas do Instagram e Facebook de uma empresa. Embora você não deva ignorar essas mensagens, nem sempre é aconselhável lidar com todo tipo de descontentamento publicamente. Mostre a outros clientes que você valoriza a contribuição e o tempo deles enviando uma resposta inicial solicitando que continuem a conversa em particular, caso seja necessário. É importante, no entanto, que o máximo de transparência nas relações com clientes seja adotado. Cortesia sempre ajuda a solucionar problemas;
3. Use as mídias sociais para vendas.
Uma das formas mais diretas e lucrativas de experimentar o poder das mídias sociais é através do aumento das vendas. Você pode aumentar as vendas nas mídias sociais de várias maneiras:
• Anuncie nas redes sociais. As principais plataformas sociais, incluindo Facebook e Instagram, possuem plataformas de publicidade que ajudam você a alcançar seu público-alvo e monitorar suas campanhas publicitárias;
• Vender nas redes sociais. O Facebook e o Instagram oferecem plataformas de vendas e publicações de compras que facilitam para as empresas começarem a vender online;
• Trabalhe com embaixadores da marca. Encontrar influenciadores de mídia social ou clientes entusiasmados para atuar como embaixadores da marca é uma maneira eficaz de aumentar o boca a boca sobre sua empresa e aumentar as vendas;
4. Use as mídias sociais para recrutamento e contratação.
No processo de contratação moderno, as plataformas de mídia social fornecem uma excelente maneira de recrutar talentos em potencial. O recrutamento de mídia social por meio de sites como LinkedIn, Facebook e Twitter permite que os empregadores acessem um amplo grupo de candidatos e classifiquem com eficiência os recrutas viáveis.
Os canais de mídia social de uma empresa também são uma ferramenta essencial de recrutamento. Os funcionários em potencial provavelmente ficarão mais empolgados em ingressar em sua equipe se suas plataformas de mídia social refletirem sua marca e compartilharem os valores de sua empresa.
ATENÇÃO: Se você é um candidato a emprego em busca de emprego, entenda que a triagem de mídia social é uma prática comum. Certifique-se de que sua presença na mídia social reflita a pessoa que você deseja que os potenciais empregadores vejam.
5. Use as mídias sociais para gerenciamento de crises.
O que sua empresa postou após a tragédia de Brumadinho? O que você postou no Facebook? Se você optou por enviar uma mensagem sincera aos seguidores de mídia social da sua empresa ou passar a semana em silêncio, provavelmente não tinha certeza de como proceder em meio a uma tragédia.
Infelizmente, não há um livro de etiqueta sobre como lidar com o marketing de mídia social quando as manchetes se tornam horríveis. Existem, no entanto, várias escolas de pensamento sobre como as empresas devem usar as mídias sociais para reagir a eventos trágicos.
Aqui estão algumas dicas para usar as mídias sociais durante uma crise:
• Se você não tem nada de bom para dizer, não diga nada;
• O silêncio raramente é a resposta correta em uma situação trágica;
• Tenha uma estratégia de mídia social pronta para que seja menos provável que você seja pego de surpresa por uma tragédia ou outra crise;
• Escolha suas palavras com cuidado e sempre fale com o coração.
• Assim que você souber de um evento trágico, verifique sua agenda e pause as postagens não essenciais;
• Procure maneiras pelas quais sua empresa pode ajudar significativamente.