EMPRESAS QUE SE BENEFICIAM DO MARKETING LOCAL

São inúmeras as categorias (tipos) de negócios que podem se beneficiar do marketing local, mas existem alguns negócios em que o marketing local é absolutamente necessário. Os restaurantes são um bom exemplo porque são locais físicos que oferecem serviços de jantar, pode retirar no local ou fazem delivery. Por natureza, um restaurante está bloqueado em sua localização física.

Outro bom exemplo de negócio que deve utilizar estratégias de marketing é loja local ou loja de varejo. Embora até mesmo as pequenas operações de varejo frequentemente tenham lojas de e-commerce atualmente, o marketing local pode aumentar o tráfego da loja e o reconhecimento da marca local. Isso é especialmente importante para pequenas lojas de varejo que competem com grandes redes.

Da mesma forma, serviços profissionais como escritórios de advocacia e contadores devem empregar uma estratégia de marketing local. Embora possa ser mais apropriado lançar uma rede regional para esses serviços, é fundamental que os consultores profissionais se conectem com um público amplamente local. Existem algumas exceções notáveis ​​a essa regra, como empresas de marketing digital, que geralmente operam utilizando recursos digitais para atendimento de sua carteira de clientes. No entanto, nada supera uma consulta pessoal.

Embora existam muitas empresas que precisam de uma estratégia de marketing local, outros tipos de negócios, mesmo com operação regional ou nacional, também devem considerar a implementação de marketing local. Só porque uma estratégia local não é sua prioridade, não significa que você não possa colher os benefícios de conquistar um público mais amplo na cidade ou região na qual sua empresa está localizada.

CONCLUSÃO IMPORTANTE: Todas as empresas podem se beneficiar do marketing local, mas algumas – como restaurantes ou lojas de varejo que dependem do tráfego de pedestres – exigem uma estratégia de marketing local para melhorar, significativamente, seu resultado no faturamento.

Wagner Castro

Especialista em Marketing Digital

Wagner Castro é publicitário, com MBA em Gestão de Negócios e Inovação; MBA em Marketing Estratégico Digital; e Professor Especialista em disciplinas como Administração e Fundamentos de Marketing, além de Produção Gráfica e Comunicação Visual.

Compartilhar