A internet é, sem dúvida, o meio usado para os mais variados fins, que não poderia ser diferente para segmento do artesanato. A era das revistas em bancas de jornais e livrarias para aprender sobre uma determinada arte ou como vender seu produto artesanal, vem perdendo força e, sem dúvida, a grande responsável é a internet.
Lembro com frescor na mente de um pequeno baú em que minha mãe guardava suas revistas de “passo a passo” – e eram de muitas artes – que acabaram me despertando a curiosidade juvenil e levaram-me a aprender uma arte nova, sempre.
Com a modernização de tudo o artesanato também entrou para a era digital. Artesãos de renome fazem de sua arte algo mais rentável de diversas formas, desde uma dica em sua rede social, a oferecer cursos e até mesmo atuando como blogueiros e produtores de conteúdo escolhido por empresas para propagar materiais, equipamentos e acessórios utilizados nesse segmento.
Nosso artesanato vem ganhando forma e força como produto de alto valor agregado e melhorando a percepção de valor junto aos consumidores devido a exposição deles na internet. Nesse sentido, vale ressaltar que a mentalidade do consumidor sobre o artesanato também está em transição. Não veem mais o artesanato como algo sem valor.
O Dicionário descreve Artesanato como “arte e técnica do trabalho manual não industrializado, realizado por artesão, e que escapa à produção em série; tem finalidade a um tempo utilitária e artística”. Sendo assim, o artesanato entrou para a galeria de produto artísticos, único, algo feito com dedicação, material selecionado, feito à mão e principalmente com muito amor. Por isso uma peça artesanal agrega tanto valor no produto final e o consumidor pagará com satisfação.
Uma coisa bem interessante nessa nossa era da informação, é que a internet nos proporciona um ciclo completo da produção do artesanato:
- Aprender desde o comecinho mesmo de todas as técnicas – a maioria disponível em tutoriais – até nos aprofundar com os famosos passo-a-passo, e-books e etc. em praticamente todas as plataformas, sendo as principais o Google, Pinterest, Instagran, TikTok e Youtube, que são janelas que nos dão oportunidade de expor nossa arte e chegar à meta final que é…
- Vender pelas próprias redes sociais e presenças digitais variadas como e-commerce próprio ou Marketplace de terceiros como Mercado Livre, OLX, etc.
Estar com o artesanato no ambiente digital, é estar bem colocado. É além de vender, difundir sua arte, sua técnica e ampliar suas habilidades. Se você pensa que é difícil lidar com tudo isso, comece aos poucos. Comece inserindo seus produtos no digital e com certeza, depois de inseridos, você vai desfrutar dos benefícios que é estar inserido nesta grande praça global que é a internet.