O marketing local começa com alguns passos fáceis de implementar que você pode começar hoje mesmo. Aqui estão algumas ideias rápidas e simples para melhorar o marketing local da sua empresa.
1. Otimize seu site (e localize-o).
A otimização de sites é a chave para direcionar o tráfego. Você não deve apenas seguir as práticas recomendadas de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), como o emprego de pesquisa de palavras-chave para informar o conteúdo do seu site, mas também garantir que o seu site ofereça uma experiência móvel de alto nível.
“Mais da metade do tráfego que chega aos sites é proveniente de dispositivos móveis”, é o que pensa Heather Lodge, chefe de marketing da Click and Mortar. Se você tem um site legal e simples, com texto grande para ler em uma tela pequena e botões grandes para clicar com facilidade, será mais fácil atrair audiência e consumidores locais.
Além dessas recomendações – que são fundamentais para qualquer estratégia de marketing digital – “seu site também deve ser localizado“, disse Lodge. Isso significa determinar palavras-chave e frases-chave com base no SEO local .
Pergunte a si mesmo: “O mercado local está procurando no Google?” Uma boa regra é mencionar com frequência sua comunidade ou comunidades próximas em seus posts em redes sociais e blogs. Se você tem como alvo um público regional, considere adicionar linguagem ao seu site como atender a área de uma região metropolita, por exemplo. É como se no meio de um texto de blog o autor dissesse que “a Cronus Marketing Digital atende, além da região centro-sul de Curitiba, onde está localizado o Bairro Guaíra, conseguimos atender toda a região metropolitana que é composta pelos seguintes municípios: Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais, Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná“.
Você pode melhorar suas percepções de SEO local ainda mais, aproveitando ferramentas gratuitas de pesquisa de palavras-chave como Google Analytics, Google Trends e Google Search Console para informar precisamente quais termos locais você deve incorporar. Quanto mais você otimizar seu site para pesquisa local, maior será a probabilidade de os clientes locais acessarem suas páginas da web.
2. Atualize as tags de título e as meta descrições.
Outra consideração de SEO a ter em mente é se as tags de título e metadados do seu site estão atualizados.
Existem algumas partes diferentes de metadados, mas a maioria das pessoas só precisa se preocupar com a meta descrição e a tag de título.
A tag de título refere-se aos 60 caracteres que os usuários do mecanismo de pesquisa veem na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP). Manter uma tag de título relevante para sua marca e localização, mas com menos de 60 caracteres é o ideal, é o que diz a literatura disponível atualmente.
É menos provável que a meta descrição seja considerada na classificação de pesquisa, mas pode melhorar as taxas de cliques ao sinalizar aos usuários exatamente o tipo de informação que eles podem encontrar na página da web.
Os dados mostram que uma meta descrição de qualidade pode ajudar na taxa de cliques. Por outro lado, para uma empresa como um restaurante que deseja que as pessoas liguem, ter um número de telefone na meta descrição é essencial. As meta descrições devem ter abaixo de 160.
A tag de título e a meta descrição podem ser editadas nas ferramentas do administrador da plataforma de hospedagem na web que você usa. A nossa experiência mostra que para muitos proprietários de pequenas empresas, o WordPress oferece a melhor função de SEO no quesito usabilidade.
3. Configure páginas de destino locais para todos os locais de sua empresa.
Vamos imaginar que sua empresa tem vários locais físicos. Nesse caso, como estratégia, deve-se criar uma página individual para cada local em seu site para promover seus esforços de localização. É que já faz o Perfil da Empresa do Google para melhorar o desempenho de empresas locais.
“Frequentemente, haverá empresas com vários locais diferentes, mas elas não incluem páginas com informações sobre esses locais diferentes em seu site”, disse Lodge. Essas páginas devem incluir cada local, instruções sobre como chegar lá e o horário de funcionamento da loja.
Ela ainda acrescenta que essas páginas devem incluir conteúdo específico sobre o seu negócio. Por exemplo, um corretor de imóveis com sede em São José dos Pinhais no Paraná, não deve apenas listar em seu site que é um “corretor de imóveis“. Em vez disso, incluir a frase-chave “principal corretor de imóveis em São José dos Pinhais” sinaliza para os mecanismos de pesquisa onde o corretor está baseado e ajuda a veicular os resultados para um público local. Também considera como as pessoas estão procurando por agentes imobiliários; eles não querem apenas alguém, eles querem os “melhores” ou “líderes” no setor imobiliário.
4. Reivindique seu Perfil de Empresa no Google.
Uma das estratégias de marketing local mais fáceis e eficazes que você pode empregar imediatamente é reivindicar seu Perfil de Empresa no Google (antigo Google Meu Negócio). Essa ferramenta – e você vai ler muito sobre ela aqui neste blog Cronus – fornece aos usuários de mecanismos de pesquisa informações como sua localização, horário de funcionamento, rotas, informações de contato e muito mais diretamente no SERP.
Solicite seu painel de conhecimento do Perfil de Empresa no Google e certifique-se de que ele esteja atualizado. Se precisar de um diagnóstico com um especialista click aqui https://wa.link/m0qdks.
É muito importante que você também reivindique listagens locais em outros sites de terceiros, como o Yelp por exemplo. Quanto mais lugares os usuários puderem encontrar sua empresa (junto com as informações de localização), melhor será o seu sucesso de marketing local.
5. Otimize as páginas de mídia social.
O marketing de mídia social é extremamente importante quando se trata de marketing online local. Assim como seu site, suas páginas de mídia social devem ser otimizadas e localizadas. Isso significa fornecer informações atualizadas, como a localização da sua empresa, informações de contato e horário de funcionamento. Também significa manter uma conta ativa e atualizada nas redes sociais. Você pode agendar postagens nas redes sociais usando ferramentas como o Hootsuite ou mesmo o Meta Business Suite que gerencia postagens no Instagram e Facebook.