11 estratégias de marketing locais – Parte 2

Dando sequência às 11 estratégias de marketing para negócios locais, vamos abordar mais seis ações que empresários, comerciantes e empreendedores de todas os portes e matizes podem executar com muita facilidade. Alguns dos tópicos que iremos abordar são técnicos, mas outros são apenas disposição e capacidade de interlocução com outros atores da região em que seu negócio está inserido.

6. Incentive as avaliações positivas dos usuários e participe on-line.
Incentive seus clientes satisfeitos a deixarem comentários positivos online, seja no Perfil do Google, Facebook, Instagram ou em outro lugar. A Cronus Marketing Digital sempre indica a estratégia da Placa com QR Code disponível em um local visível. A abordagem do cliente deve acontecer no momento em que ele esteja em plena satisfação com o seu produto ou serviço.

Você também deve gastar tempo respondendo aos comentários que seus clientes deixam online. Sempre seja sincero e evite copiar colar respostas genéricas.

Na maioria das vezes, responda às pessoas com autenticidade, humildade e honestidade – seja uma crítica negativa ou positiva. Defina uma hora por semana apenas para ler, responder e ter certeza de que não é apenas uma resposta genérica. Os usuários ficam desconcertados com isso e sentem que não estão sendo ouvidos.

7. Organize ou patrocine eventos da comunidade local.
O marketing digital é muito bom, mas construir uma ponte no mundo real entre seu público e sua marca é inestimável. Considere patrocinar ou hospedar um evento local sempre que possível para aumentar a visibilidade da marca em sua comunidade local. Essa também é uma ótima maneira de conseguir cobertura da imprensa local, o que aumenta suas chances de ser encontrado online por um público local.

8. Utilize o marketing por e-mail localizado.
As estratégias de marketing por e-mail têm alguns dos custos mais baixos entre muitas das estratégias de marketing disponíveis para você. A maior parte do custo está associada à obtenção de endereços de e-mail valiosos que vc pode conquistar através de campanhas para que seu cliente ou interessado em sus produtos deixe um e-mail para contato. Infelizmente, não há nada em um endereço de e-mail que diga onde o usuário está localizado; existem técnicas de coleta de e-mail que você pode começar a usar para filtrar usuários por localização. A técnica mais fácil é ter uma ficha de inscrição em sua loja – de preferência no caixa – ou em estandes ou eventos que você patrocina para que os consumidores interessados ​​vejam e se inscrevam para receber suas atualizações e promoções.

9. Experimente uma campanha de mala direta.
A mala direta é um método muito mais barato de alcançar os clientes do que pode parecer. O que você paga em selos pode ser recuperado ao não pagar por listas de mala direta e segmentação profissional. Frequentemente, você pode segmentar dados demográficos importantes observando bairros que se encaixam nos dados demográficos de seu público-alvo.

10. Faça parceria com outras empresas locais.
A parceria com outras empresas pode ser uma ferramenta poderosa. Essas alianças podem multiplicar o alcance total de ambas as empresas. Isso funciona melhor quando você encontra empresas com valores e objetivos semelhantes (e que não competem diretamente com a sua empresa).

Você e suas empresas parceiras, por exemplo, podem copatrocinar eventos. Você pode trabalhar junto com seu conteúdo de SEO para garantir um relacionamento mutuamente benéfico. Você também pode se conectar; e quando essas estratégias são seguidas, todos os esforços que você coloca no alcance são multiplicados pelos esforços de suas empresas parceiras.

11. Localize anúncios pagos.
Os grupos de publicidade podem filtrar anúncios por localização e IP . Os anúncios podem ser direcionados para usuários locais e esse recurso é usado pelo Google, Facebook e outros anunciantes digitais.

Fora da publicidade digital, os anúncios pagos localizados ainda são úteis. Jornais locais, spots de rádio, livros de cupons, cinemas e patrocínios locais são algumas das melhores maneiras de promover sua marca para os consumidores locais.

Conclusão importante: otimizar seu site e presença nas mídias sociais com informações de localização e certificar-se de que suas listagens do Google e do Yelp estão atualizadas são apenas algumas maneiras de tornar mais fácil para os habitantes locais encontrarem sua empresa.

Wagner Castro

Especialista em Marketing Digital

Wagner Castro é publicitário, com MBA em Gestão de Negócios e Inovação; MBA em Marketing Estratégico Digital; e Professor Especialista em disciplinas como Administração e Fundamentos de Marketing, além de Produção Gráfica e Comunicação Visual.

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